sábado, 29 de março de 2008

Escola de Marketing Tríplice Fronteira

Inovadoras e ousadas técnicas de vendas empregadas aqui na região. Fui alvo de todas elas. Por partes:

No Paraguai (Ciudad del Este):

- "Ô, rapaz! Aqui, moço, meia barata! Muita coisa boa, ó! Vem ver! Vem cá... Vem, FILHO DA PUTA"!
(empregado por um vendedor de rua).

***

- "E aí, quer máquina digital roubada? É baratinho. Celular também, roubado, tudo barato."
Diante do meu silêncio, o insistente vendedor solta essa:
- "Qual é teu problema, amigo, você não fala? Não tem boca?! (ameaçador) Fala alguma coisa!!"

***

Outro vendedor de rua. Para todos que passam, ele oferece mecanicamente "eletroeletrônico, celular", repetidas vezes. Eu passo ao lado e, possivelmente motivado pelo meu cavanhaque e minha cabeleira encaracolada, recebo essa:

- "E aí, loucão, bala, doce, heroína?"

***

Outro vendedor, usando abordagem idêntica em uma outra esquina, só muda a oferta dirigida a mim - já de cabelo curto, mas com uma nada discreta barba.

- "E aí, pó, tá a fim? Tem arma também, coisa fina, não é treta não!"

***

Decido me barbear antes de qualquer ida à Ciudad del Este.

Em Foz do Iguaçu:

Depois do já clássico "1 pastel = R$ 0,25; 4 pastel = R$ 1,00", não conseguiram mais inovar. Tudo aqui é "um novo conceito em...". Mas esses dias os empresários locais se superaram. Abriram uma clínica de tratamento dentário cujo slogan é "um novo conceito em odontologia". O nome da clínica? Conceito.

("Conceito... um novo conceito em odontologia"... soa bem, não?)

Temos a única "Panificadora & Locadora" da região, mas os donos também andam marcando touca. Ainda não fizeram nenhuma promoção tipo "compre dez pãezinhos e ganhe uma locação catálogo". Desperdiçando oportunidades.

Os nomes dos empreendimentos também andam falhando. Aqui, o que não é "mania" - "Pura Mania", "Kilo Mania", "Baby Mania" e o precioso "Beto Mania" (??) - é "Cia." Detalhe que na maioria das vezes, os próprios donos não sabem que "Cia." significa "companhia", e anunciam suas lojas como "Cia do Saber", "Cia do Lar", "Queijo e Cia"... Seria o feminino de "cio"? Então tá na hora de uma casa de produtos agropecuários ser batizada de "Cia da Terra", não é mesmo?

Ah, e aqui usam a expressão "vuco-vuco" em anúncios de liquidação. Triste.

Mas quando a coisa aberta, Deus vem dar uma ajuda aos marqueteiros. Uma loja de artigos evangelicos ("d'Deus", belo nome, hein?) aqui tem um "transadíssimo" adesivo em sua vitrine anunciando assim:

"Wear Your Faith: Worship Style Design".

U-hú!



Um comentário:

Anônimo disse...

Hahahahaha... é o Inferno de Dante!